terça-feira, 26 de junho de 2012

Tristeza,saudade...

 Se a tristeza teima em está sempre presente,passe a imitá-la; teime mandando-a embora.Creio que conseguirá.


Saudade é algo que não sei descrever,porque as vezes sinto saudades de algo que jamais vivi.Rita Bivar

Basta-me uma flor...

Pedalando em sua simples bicicletinha rosa  no caminho menos complicado que as vias que circulam os transportes interurbanos seguia  Margarida rumo ao trabalho. O bendito trabalho ficava ao lado de uma linda FLORICULTURA Era feliz por ter este nome de rosa..Ah...quem me dera trabalhar com flores em vez de gasolina. falou pra ela mesma. rsss Que aromas diferentes. Um me inebria a alma e ou segundo me intoxica o organismo...Mas fazer o que? Não tinha estudado muito., Vinda do interior pra cuidar do vô que morava sozinho naquele vilarejo tinha tido a infelicidade de perdê-lo após cinco meses à sua chegada. Sozinha relutou;. Fico ou não fico  neste lugar? Resolveu ficar quando lembrou que voltaria a ficar nas unhas da madrasta de quem já se livrara.Coisas da Vida pensou;Meu vô nem era tão velho e se foi...Tadinho. Morrera do coração enquanto ela havia saído pra comprar pão. Vivia  com ele de uma aposentadoria regular ,porém nada ficara para ela. Coisas de lei que não entendia nada.  .Mas deixa pra lá. Todo dia ao passar  recebia o presente mais lindo do mundo. Uma linda margarida  que o entregador da Floricultura
 de propósito deixava cair próximo a bicicleta.Ela descia, apanhava a rosa  e sorria para ele em agradecimento. Achava encantador aquele  gesto visto a época de hoje não haver mais tanto romantismo. O pessoal hoje em dia só recebe  flores da net como dizia o  colega  do POSTO DE GASOLINA.. Referia-se as flores virtuais que recebemos e também nos alegramos pois não temos a sorte dela de recebe-las pessoalmente..Pensamento vai ,pensamento vem... um dia percebeu como seria bom se este moço tivesse mesmo apaixonado por ela.Aí sim...ela receberia buquês em vez de uma rosa só. Enfim chegou o dia em que o  moço resolveu encará-la declarando o seu amor por ela.Ficou radiante mas a sua felicidade durou pouco  visto a  revelação do amado.Preciso te dizer que apaixonei-me por ti mas tenho uma coisa pra te falar....Que quer dizer com isto? Que sou casado e tenho um filho. Que pena...quero que saibas que prefiro continuar do mesmo jeito que estava.  Recebendo minha rosa sem fazer nenhum mal a alguem. Um filho é uma coisa importante. Faz de conta que não me falastes de amor... Basta-me uma flor por dia.O importante é o sonho .A realidade é muito dura e complicada. Sonhar é bem mais fácil pensou nem sua simplicidade.Pensou com seus botões. Que me adianta um amor enrolado? Enrolada já bastava a vida. Seguiu seu caminho triste mas cantarolando assim; guardo a rosa que me deu, esqueço  os males que me fez . A rosa vale mais que a minha dor....Na sua inocencia fez um trocadilho da letra verdadeira.

sábado, 23 de junho de 2012

BONECA ;MEU XODÓ

 CERTO DIA VISITANDO UM LOCAL PÚBLICO VI ESTA FIGURA; ALGUEM QUE ESTAVA EM MINHA COMPANHIA FALOU;COMPRA  PRA MIM...DEU-LHE O NOME DE MARLY. NEM SEI PORQUE...MARLISINHA FOI SEMPRE BEM TRATADA EM CASA E EU GOSTO DE FAZER UNS MODELITOS PRA ELA. RSS MODÉSTIA Á PARTE ELA FICA LINDINHA.RSS JÁ FIZ UMA ROUPA DE ROKEIRA PRA ELA. ADVINHEM  QUEM É A DONA DA BONECA.?/UMA ROKEIRA ...KKK  NEM SEI SE É ASSIM QUE SE ESCREVE.SÓ SEI QUE SUA DONA PARTIU E MARLISINHA FICOU COMIGO. DOCE LEMBRANÇA DE MOMENTOS VIVIDOS  EM UM ZOOLOGICO . IMAGINEM...NO ZOOLOGICO UMA PESSOA VENDENDO BONECA.ACHEI LEGAL.COMPREI E CADA VEZ QUE OLHO PRA ELA LEMBRO DA MINHA FILHA LORE.ESTAS SÃO AS LEMBRANÇAS BOAS A QUE ME REFIRO NO TEXTO.

LEMBRANÇA

  Esta palavra na maioria das vezes nos faz pensar em coisas boas. Vividas em momentos inesquecíveis. Era assim que" ela "deveria ser...Lembrança , sinônimo de ;coisa boa. Quantas vezes começamos a lembrar de momentos que tiveram uma repercussão tão grande em nossa vida que ela jamais se afastará  de nós.E a outra? A lembrança ruim. Esta é uma tortura pois se pudéssemos deletar da memória seria o ideal. A maldita fica e fica para sempre.Ela só desaparece quando temos a infelicidade pior de adquirir aquele mal que nos esquecemos de tudo...Aí a coisa pega,pois não lembrar nem do bom e nem do ruim é o fim. Rimou...Bom mesmo é você ocupar sua mente com coisas saudáveis e expulsar toda vez que puder os pensamentos malditos. São coisas da vida . Faz parte da caminhada. Uma vivencia como a que tenho me faz dizer aos mais jovens;;;VIVA INTENSAMENTE. Siga o bom caminho e imite sempre os bons. Leia,leia muito...não interessa o autor,o importante é que ele escreva algo  que voceê admirae se identifica.Uma história com uma pitada de solidariedade ,um poema cheio de amor, um pensamento inteligente, uma música agradável tudo isto me deixa feliz.Alguem dirá; esta pessoa se contenta com pouco. O pouco dele pra mim é o suficiente. Ser feliz é está em paz comigo mesma e graças a Deus sempre estou.Deixo aqui um apelo ;expulsa sempre as más lembranças e aplica o mantra do perdão; "Expreso meu amor e perdão a todos aquele que me causaram e causam sofimentos" Conselhos do meu mano querido.Esta lembrança é realmente inesquecível.

Casa da Transformação

Esta casa  era uma casa chamada a casa da alegria,a casa do amor  que foi invadida pelo mal e acabou se tornando a casa da tristeza.Era a casa do do artista Bivar.Aqui era uma casa muito engraçada como diz o poeta Tokinho. A gente ria, chorava de verdade,alguns choravam dramatizando e outros choravam em suas confidencias com o amigo. Bivar era assim; Uma pessoa  amiga,gostava de ouvir e aconselhar pois durante muito tempo conseguiu se espiritualizar.Quem conviveu os últimos anos com ele recebeu bons fluidos. pessoa simples pois outrora foi imaturo e arrogante.Ria muito  e as vezes ficava sério ao lembrar que já fora um ser injusto.Dizia com orgulho; Mana eu mudei porque Deus me deu a oportunidade de mudar e ajudar os outros seres humanos.Muitos são os amigos que lamentam dizendo que perdeu um grande amigo e conselheiro.Bivar foi uma pessoa sofrida. Sofreu preconceito social em relação a vários aspectos.O pção sexual foi uma delas Desde de pequeno sofria descriminação... Nós a familia temos o alivio ao lembrar que nunca o rejeitamos por escolher o que ele achava ser o melhor pra ele.Chegou o momento em que falou; Chega de camuflagem o que eu quero é ser feliz.Conduziu isto a maneira dele e voltou-se para seu trabalho intenso de pesquisas.Sabia  que a a principio só tinha talento. Deu suas cabeçadas e foi em frente. Vale ressaltar que Bivar jama..is pediu proteção a quem quer que seja para aparecer... Apareceu com grande esforço,com humildade .Vários foram os depoimentos de quem o conheceu de perto e trabalhou com o mesmo. Esforçado ,exigente e meio doido. rssO Sesc foi para ele uma grande porta. Lá expandiu seu leque de conhecimentos.Tinha tantos projetos que me vem as lágrimas quando me lembro de uma vida ceifada num momento em que estava se sentindo reconhecido.Sempre falo;DEUS NAO QUIZ O QUE ACONTECEU...MAS PERMITIU...EIS O MISTERIO DAS COISAS DA VIDA.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Superação

Caminhava Paulo  eufórico em direção ao Estádio CASTELÃO  na intenção de assistir um jogo clássico CEARÁ X FORTALEZA..  Apaixonado pelo vozão desde sua tenra idade  jamais pensaria em perder um jogão daquele.USAVA COM ORGULHO SUA CAMISA PRETO E BRANCO,ostentando o emblema do seu time amado.Paixão que herdou do seu querido vô que lhe ensinou desde cedo a torcer o time do coração. Viveu bons momentos junto com o mesmo até que num dia triste de outono seu vozinho partiu para o alem.Tinha ele uns dez anos e aquilo o deixou muito triste.Sempre que conversava com ele o mesmo lhe dizia que que pessoas idosas podem partir desta vida para outra a qualquer momento. Hoje ele tem o discernimento de que seu vô falava assim  preparando o seu espirito para sua suposta mudança..Quanta saudade e quanta coisa lhe vinha à mente a caminho do estadio. As alegrias pelas vitorias e as lágrimas pelas derrotas.´Jamais cogitou a idéia de largar o futebol ou deixar de ir ao Estadio dia em que o Ceará jogava.Agora comentava com os amigos que torcia por dois visto seu vozinho morar em seu coração. Os amigos respeitavam todo seu modo de falar neste assunto que já se tornara peculiar. Neste dia Paulo atrasou-se e não pode ir em companhia dos amigos. Pensou;já que moro perto vou caminhado e cantando e logo chego lá.Não se dizia uma pessoa triste pois sempre achou que a tristeza por muito tempo chega a afastar as pessoaas do convivio.Ele queria ser sempre alegre e ter os amigos por pertos.Os amigos nãO ERAM MUITOS MAS DAVA PRO GASTO...Nestes devaneios foi surpreendido por dois moleques que anunciaram um assalto. Ainda falou assim;macho vou pro estadio ,tenho dinheiro não. Deixa de conversa fiada e passa o cel dise um deles.O outro disse; passa o ingresso tambem que eu quero ver o jogo.Nossa ..pra quem não queria tristeza esta foi demaisssss.Passou tudo e deu meia volta. Lembrou de mais uma lição do vonNAO OLHES PARA TRAS E SEGUE PARA AS COISAS QUE ADIANTE ESTÃO.  Sempre lembraava do livro do autor; NORMAN VICENT PEALE. Mensagens para uma vida diária era o seu livro de cabeceira.Logo sorriu e pensou ; vai ver que o vozão hoje ía perder o jogo.Deus sabe de tudo e mais tarde saberei o resultado.Moral da historia;VOZAO perdeu de 3x2. para que sua superação desse oar de sua graça.

domingo, 17 de junho de 2012

 Remorso...PALAVRA DESAGRADÁVEL E SENSAÇÃO MAIS DESAGRADAVEL AINDA...  Fiquei horas a fio pensando neste sentimento negativo. No  meu entender o remorso é um arrependimento um tanto complicado . Uma mistura de sensaçoes incomodas.Muito de nós um dia já sentiu remorso. Outro dia me vi numa situação constrangedora e o remoroso apossou-se de mim por algumas horas. Depois de analisar os fatos e colocar  o lado positivo ao meu favor fiquei um tanto aliviada.Voltava pra casa de Onibus como sempre faço durante a semana( terça-feira volto mais tarde.)O motivo é que frequento  o ABRAÇO LITERÁRIO (SESC) e o mesmo termina 21,00hs e como moro distante chego as 22,00hs. Voltando ao assunto do texto.Mesmo ligada no radinho observei que uma senhora bem mais idosa que eu estava inquieta na cadeira preferencial,aquela que fica isolada próxima ao motorista.Comecei a incomodar-me com sua inquietação e falava pra mim mesmo; pergunto ou não pergunto porque ela está tão aflita.Enchi-me de coragem e perguntei; Está preocupada Senhora?Ela  aflita falou que estava sempre olhando para tras e não via seu neto que  ía fazer aquele percurso com ela.Aconselhei-a a dirigir-se ao  final do onibus para saber se realmente ele havia embarcado. Tristeza...O coitado havia ficado. Segundo ela o pobre rapaz era seu neto vindo do interior e não conhecia nada na capital. Aí quem se afligiu fui eu. Ele tem celular? perguntei me oferecendo pra ligar  e tentar resolver. A pobre senhora falou; tem nada senhora ele é matuto e avoado .Ela olhou pra mim e disse ;e agora o que eu faço?Respondi que ela teria  que descer ali mesmo e voltar para tentar enc0ntrá-lo.ME COLOQUEI NA SITUAÇÃO DOS DOIS. FIquei pensando;se fosse mais cedo voltaria com ela para dá uma ajuda.Já era tarde e eu iria tambem preocupar minha familia.Só me restou pedir a Deus em oração que resolvesse aquele caso pra mim.FIQUEI MEIO COM REMORSO MAS AS EVIDENCIAS NÃO ME DEIXARAM AGIR CONFORME MINHA VONTADE,A minha confiança em Deus me faz sentir que tudo qcqbou bem,mas que eu queria saber ,isto eu queria...

domingo, 3 de junho de 2012

Coisas de Deus

Ler... tem algo mais gostoso que uma boa leitura? Se tem me conta... porque eu me delicio lendo e pensando o quanto o ser humano que sabe escrever é um privilegiado e abençoado por Deus.Digo isto porque fico horas a fio mexendo nos livros do meu irmão que era um amador da boa leitura que com certeza teve a herança de nosso querido pai que não largava o livro.Apesar de ser um homem simples era muito culto. Um auto didata. Se alguém não sabia algo recorria a ele que certamente sabia.... e se nao soubesse iria pesquisar nos seus preciosos livros.Já me pus a pensar; Como seria ele feliz se tivesse alcançado a pesquisa da net. Ía bombar de tantas informações...Sempre me inspiro em algo quando leio alguem importante.Agora me deparei com o Livro de JOAQUIM FERREIRA DOS SANTOS que certamente ´só os amantes da leitura devem conhecê-lo.Perfis do Rio .Tem na capa do livro . O nome em letras grandes ; ANTONIO MARIA. Bem interessante,onde ele conta a vida de um homem simples que deixou um grande legado de letras e foi sem dúvida um grande nome no meio das comunicações.. Produzia mUITO e contribuiu demasiadamente com a televisão brasileira.vOceS NEM IMAGINAM O QUE EU DESCOBRI?EU QUE AS VEZ PENSO QUE SEI DAS COISAS NUM SEI É NADA. É ME MELHOR DIZER QUE GOSTO DE TUDO o que necessariamente me deixa feliz;ler...Pois sim ;ANTONIO MARIA é autor de letras que aprecio desde mito tempo.MANHA DE CARNAVAL FEITA POR ELE EM PARCERIA COM LUIS BONFá do filme ORFEU NEGRO.QUEm NÃO JÁ CANTAROLOU ASSIM; Manha tão bonita manha,Na vida uma nova canção,Cantando só teus olhos,Teu riso tuas mãos. Esta outra; Guarda a rosa que te dei ,esquece os males que eu te fiz. A rosa vale mais que a tua dor. Tanta coisa linda que me deixou encantada.Linda que eu cito é o que ele escreveu pois sua vida como a de qualquer artista que vai em busca do sonho é uma vida sofrida cheia de decepções e alegrias.Esperanças e desesperanças. O artista se sujeita a toda humilhação acreditando que um dia vai mudar.O bom mesmo é que muda e então ele mostra ao mundo a que veio e se eterniza através da sua obra.Deixo aqui neste relato o meu respeito e admiração por todos que fazem arte e aos que curtem a mesma como eu... Quem sou eu? Um pequeno grão de areia nesta imensidão que é o MUNDO.